quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Notas virtuais: O antigo problema do agrobusiness e o dragão de duas cabeças

Desde Adam Smith, já era perceptível que o agronegócio teria problemas na era do capitalismo e da especulação. O valor nominal dos produtos agrícolas sempre fora muito próximo do valor real deles, tanto pela facilidade no cultivo destes produtos, quanto pela falta de dinamismo para adequar em curto prazo a oferta à demanda e pelo problema de estoque, já que são produtos altamente perecíveis. Enquanto isso, os produtos industrializados são exatamente o oposto, tem seu preço nominal elevado pelos segredos industriais, pelo marketing, pelo dinamismo de produção e estoque e também pelo oligopólio que há na maioria das produções.
Mas parece que o cenário vem mudando favoravelmente para os produtos básicos, graças ao dragão de duas cabeças, a China. Se por um lado, ou cabeça, ela vem produzindo em larga escala produtos industrializados graças a sua mão de obra farta e barata, por outro, essa grande população tem que comer. Logo, ela vem tanto barateando os produtos industrializados, como deixando mais caros os produtos agrícolas.
Para o Brasil, país que tem no agrobusiness a maior parte da sua riqueza, isto é ótimo. Resta saber se isso é um quadro crescente ou apenas uma fase temporária, já que a China hoje começa a sofrer com sua população que vem envelhecendo enquanto, através das medidas de controle de natalidade, não vêm tendo reposição de jovens na mesma proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tácale pau nesse comentário, marcos.