segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia da Contabilidade

Parabéns profissionais, estudiosos e simpatizantes da contabilidade!!! Domingo, 25/04 foi o dia do contabilista, profissão de elevada importância na sociedade atual, profissão esta a qual pertenço.

Em homenagem a esta indispensável profissão nada melhor que falar de um pioneiro do assunto, o homem que escreveu seu nome na história da Administração Científica e da Contabilidade através da publicação de “Summa de Arithmetica, Geometrica, Proportioni et Proportionalita”, Frei Luca Pacioli.

Il Paciolo, nascido em San Sepolcro em uma época de ouro da Itália, é um dos maiores nomes da contabilidade, se não o maior. Através de seu livro citado a pouco apresentou para o mundo o método que até hoje é utilizado pelos contabilistas, o ‘método das partidas dobradas’.

Frei Luca, junto a Da Vinci, Botticelli, Maquiavel, Michelangelo e outros gênios tornaram o período renascentista uma das épocas memoráveis da história do homem. Neste tempo cultuava-se a arte profunda, a ciência da arte, seus desdobramentos, seus porquês...

Apesar de Frei Luca Pacioli ser estudioso das ciências exatas, era grande apreciador das artes plásticas, tanto que, escreveu um livro sobre as “Divinas Proporções”. Diz histórias que fora ele que as apresentou ao seu saudoso amigo Leonardo Da Vinci.

Luca Pacioli lecionou em grande parte da Itália, para crianças, universitários, duques... morreu em 1517, deixando um legado de difusão cultural que jamais morrerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tácale pau nesse comentário, marcos.