terça-feira, 13 de março de 2012

PIB: Nada a comemorar aqui.

E o PIB do Brasil recentemente ultrapassou o do Reino Unido e se tornou o 6° maior do mundo. PIB é o que o país produz em valores, geralmente medido no ano. Logo, o Brasil passou a produzir mais que o Reino Unido. Beleza, o Brasil só tem um território 35 vezes maior que o do Reino Unido e uma população 3 vezes maior. Produzir mais é questão de necessidade. Nada a comemorar aqui.

Em contrapartida em um outro índice que vira e mexe aparece na mídia, o Brasil ainda está 56 posições abaixo dos ingleses. O índice que estou falando é o IDH, o índice de desenvolvimento humano.

O que se absorve destes dados é que, se por um lado o Brasil produz muito dinheiro, por outro, produz pouco desenvolvimento humano, o que é muito mais importante que o dinheiro. Exemplo: A China é a dona do segundo maior PIB. Alguém aqui gostaria de morar na China? Eu duvido.

Como disse há um bom tempo atrás aqui neste blog: Que o crescimento brasileiro virá, todos sabemos, o que eu quero saber é como virá. Não adianta querer produzir a torto e a direito sem uma estrutura adequada. É como querer construir um prédio de 100 andares sem se preocupar com a estabilidade dos alicerces. Investir em cultura, educação, serviços é uma prioridade maior que investir em industrialização e consumo.

A economia está tão voltada para a manutenção da produção que não enxerga que não precisamos mais do que está sendo produzido na escala que está sendo produzido. Não me interessa como vão fazer para vender mais carros, me interessa saber onde vão enfiar esses carros vendidos. Será que não vêem que carro não é um item com obsolescência de curto prazo? Não, não precisamos de mais carros, onde está o “estudo da escassez” para mostrar isso? "Ah, mas a industria automotiva é uma das que mais sustentam o crescimento brasileiro" me dizem. Na boa, se for para crescer assim, só para o PIB ficar bonitinho, prefiro que fique estagnado.

Sim, concordo que para que o país se desenvolva precisamos de dinheiro e que para isso precisamos produzir, mas calma lá, não deixemos o capitalismo subir a cabeça. A ordem é produzir o que precisamos consumir e não consumir o que precisamos produzir.

Quando o IDH do Brasil passar o do Reino Unido me chamem, aí sim, vou comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tácale pau nesse comentário, marcos.