quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CQC – Irreverência que muda hábitos

De grosso modo, a televisão aberta é nada mais que uma fonte de entretenimento puro e inútil, isso acontece por opção do brasileiro, que raramente liga a TV em busca de conhecimento ou educação. Considerando que a TV aberta sobrevive exclusivamente de anúncios e propagandas, ganha se mais quem é mais assistido, no caso, quem transmite o que o povo quer ver.

Claro que se analisarmos a fundo, vemos que existem uns poucos grãos de trigo no meio do joio, TV Escola, Futura e Cultura são exemplos de canais que agregam conhecimento (são canais abertos, mas transmitidos apenas por parabólicas), o porém é que sua comunicação apresenta-se formal demais para o perfil do cidadão brasileiro.
Fica a pergunta: “Como então conseguir que a TV não seja apenas uma “desaceleradora” de cérebros?” Uma resposta muito criativa, pode ser notada com o CQC, exibido as segundas a noite na Band. Custe o Que Custar é um programa humorístico (engraçado de verdade), com um forte teor político acoplado, é essa temática que faz toda a diferença.
Não que o CQC esteja livre do estereotipo televisivo, os “merchãs” do programa são absurdos e os comercias infinitamente longos. Entretanto, estes contras não tiram o brilho das entrevistas cheias de sarcasmo dos repórteres de preto, no congresso, parlamentares sofrem nas mãos de Danilo Gentili, Rafael Cortez e companhia, que volta e meia estão cobrindo eventos políticos fora de Brasília também.


É uma segunda a noite, você chega em casa cansado, logo liga a televisão para assistir algo leve, que te relaxe, algo que seja engraçado por exemplo, então encontra um programa humorístico na Band com o nome de CQC, começa a assisti-lo, aprecia ele, e quando se dá por ver, sabe muito mais de política do que achava que realmente sabia. É com esse disfarce de comédia anti-stress que CQC vem inserindo um pouco de conhecimento nessas cabeças ocas brasileiras. Parabéns Marcelo Tas(sou fã do cara) e equipe, que vocês sirvam de exemplo para outros programas e emissoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tácale pau nesse comentário, marcos.